Imitanciometria

Imitanciometria
O que é Imitanciometria?
A imitanciometria é um exame que verifica a maleabilidade da membrana timpânica e a presença dos reflexos acústicos.
É composta por dois exames: a timpanometria, que verifica o quanto a membrana timpânica está se movimentando ao receber um estímulo sonoro; e a pesquisa dos reflexos acústicos, que verifica a funcionalidade do músculo estapédio, o reflexo estapediano. Esse músculo está ligado na cavidade da orelha média e aos ossículos.
Basicamente, a função dos ossículos é amplificar o som, mas quando um som que chega já é alto, o músculo estapédio é tensionado de forma a segurar a cadeia ossicular para que eles não amplifiquem um som que já é alto. O estapédio pode diminuir até 15 decibéis (dB) de intensidade de um som.
Imitanciometria
Como é realizada?
O exame é feito em ambiente silencioso com o paciente sentado.
O fonoaudiólogo introduz uma pequena sonda no canal auditivo do paciente, para vedá-lo completamente. Essa sonda está conectada a um aparelho chamado de imitanciômetro, que é responsável por captar a capacidade de movimentação da membrana timpânica e a intensidade mínima para acontecer os reflexos acústicos.
Durante a timpanometria é colocada uma pressão controlada no ouvido do paciente e é medido o quanto a membrana timpânica vai se movimentar frente ao estímulo.
O resultado pode ser maleabilidade normal (se movimenta bem), flácida (movimenta demais) ou rígida (não se movimenta muito).
Assim, é possível identificar se há presença de algum líquido atrás da membrana que está impedindo a estrutura de se movimentar, por exemplo, em casos de infecção.
Na pesquisa dos reflexos acústicos, é realizado um estímulo com intensidade controlada e observado se o músculo estapédio vai contrair e em qual intensidade para cada frequência isso acontece.
Com isso, pode-se constatar se o paciente é recrutante (quando possui o reflexo do músculo em baixa intensidade, demonstrando desconforto a sons que normalmente não seriam), ou se o músculo não está tensionando.
Audiometria Tonal e Vocal
Requisitos para realizar o exame
O exame de meatroscopia é requisito para a realização da imitânciometria. O procedimento verifica se há alguma perfuração timpânica que inviabiliza a imitânciometria.
Também é recomendado que o paciente não esteja gripado ou resfriado pois, nesses casos, é comum haver secreção dentro da orelha média o que vai interferir no resultado do exame.
A audiometria também é pré-requisito para a realização da pesquisa dos reflexos acústicos.
Indicações para Imitanciometria
A indicação pode ser feita pelo fonoaudiólogo ou pelo médico otorrino.
A adaptação dos softwares dos aparelhos auditivos não necessita dos valores de imitanciometria, já que o procedimento trata-se de um exame complementar com finalidade de investigação médica.