Imitanciometria

Imitanciometria

O que é Imitanciometria?

A imitanciometria é um exame que verifica a maleabilidade da membrana timpânica e a presença dos reflexos acústicos.

É composta por dois exames: a timpanometria, que verifica o quanto a membrana timpânica está se movimentando ao receber um estímulo sonoro; e a pesquisa dos reflexos acústicos, que verifica a funcionalidade do músculo estapédio, o reflexo estapediano. Esse músculo está ligado na cavidade da orelha média e aos ossículos.

Basicamente, a função dos ossículos é amplificar o som, mas quando um som que chega já é alto, o músculo estapédio é tensionado de forma a segurar a cadeia ossicular para que eles não amplifiquem um som que já é alto. O estapédio pode diminuir até 15 decibéis (dB) de intensidade de um som.

Imitanciometria

Como é realizada?

O exame é feito em ambiente silencioso com o paciente sentado.

O fonoaudiólogo introduz uma pequena sonda no canal auditivo do paciente, para vedá-lo completamente. Essa sonda está conectada a um aparelho chamado de imitanciômetro, que é responsável por captar a capacidade de movimentação da membrana timpânica e a intensidade mínima para acontecer os reflexos acústicos.

Durante a timpanometria é colocada uma pressão controlada no ouvido do paciente e é medido o quanto a membrana timpânica vai se movimentar frente ao estímulo.

O resultado pode ser maleabilidade normal (se movimenta bem), flácida (movimenta demais) ou rígida (não se movimenta muito).

Assim, é possível identificar se há presença de algum líquido atrás da membrana que está impedindo a estrutura de se movimentar, por exemplo, em casos de infecção.

Na pesquisa dos reflexos acústicos, é realizado um estímulo com intensidade controlada e observado se o músculo estapédio vai contrair e em qual intensidade para cada frequência isso acontece.

Com isso, pode-se constatar se o paciente é recrutante (quando possui o reflexo do músculo em baixa intensidade, demonstrando desconforto a sons que normalmente não seriam), ou se o músculo não está tensionando.

Audiometria Tonal e Vocal

Requisitos para realizar o exame

O exame de meatroscopia é requisito para a realização da imitânciometria. O procedimento verifica se há alguma perfuração timpânica que inviabiliza a imitânciometria.

Também é recomendado que o paciente não esteja gripado ou resfriado pois, nesses casos, é comum haver secreção dentro da orelha média o que vai interferir no resultado do exame.

A audiometria também é pré-requisito para a realização da pesquisa dos reflexos acústicos.

Indicações para Imitanciometria

A indicação pode ser feita pelo fonoaudiólogo ou pelo médico otorrino.

A adaptação dos softwares dos aparelhos auditivos não necessita dos valores de imitanciometria, já que o procedimento trata-se de um exame complementar com finalidade de investigação médica.

Agende uma avaliação auditiva.