Adaptar-se com o aparelho auditivo demanda tempo e paciência. Confira nossas dicas de como facilitar esse processo!
Para quem está iniciando esse processo, é perfeitamente natural que leve algum tempo para se adaptar com o aparelho auditivo.
Esse dispositivo pode trazer muito mais qualidade de vida e bem-estar para o dia a dia do paciente, mas, primeiro, é preciso se acostumar com a sua presença.
Ainda assim, embora esse seja um processo necessário, algumas dicas valiosas podem torná-lo mais simples e tranquilo.
Por isso, continue a leitura e confira as nossas dicas de como se adaptar com o aparelho auditivo!
Como se adaptar com o aparelho auditivo?
Ouvir melhor pode fazer toda a diferença na rotina de uma pessoa e, felizmente, os aparelhos auditivos estão disponíveis para isso.
No entanto, para aproveitar os benefícios que esse dispositivo traz, é importante confiar no processo de adaptação e seguir alguns passos para garantir que ele seja tranquilo. Confira nossas dicas:
Entenda o processo
Embora os sinais de perda auditiva possam se tornar mais evidentes em um determinado estágio da condição, eles podem começar como indícios quase imperceptíveis, que fazem com que o paciente demore para perceber que está perdendo a audição.
Dessa forma, o processo de se adaptar com o aparelho auditivo pode trazer algumas dificuldades para quem já convive com a condição há muito tempo, pois será necessário se acostumar a ouvir novamente.
Por isso, é importante ter calma e paciência, compreendendo que esse processo ocorre gradualmente, para passar por esse período sem a interferência da pressão e do nervosismo.
Não se compare
Compartilhar experiências com outras pessoas que passaram pela perda da audição pode proporcionar o acolhimento e a compreensão de que o paciente precisa nesse momento.
No entanto, é importante tomar certo cuidado para não se comparar a outros pacientes, seja em relação à rapidez que tiveram para se adaptar com o aparelho auditivo ou até mesmo no que se refere à escolha do dispositivo.
Afinal, cada grau de perda demanda modelos diferentes e somente o profissional responsável pelo teste de aparelho auditivo será capaz de indicar a opção mais adequada para cada caso.
Faça acompanhamento
Outro ponto de grande importância é o acompanhamento com um profissional de confiança, para tirar dúvidas e relatar quaisquer problemas que possam aparecer ao longo desse percurso.
Uma dica valiosa é fazer anotações durante a rotina, registrando possíveis desconfortos para que eles possam ser repassados ao fonoaudiólogo.
Tenha uma rede de apoio
Em momentos que demandam maior atenção e cuidado, como é o caso do processo de se adaptar com o aparelho auditivo, ter uma rede de apoio pode fazer toda a diferença.
Por isso, é importante manter por perto as pessoas com quem você sabe que pode contar, sejam elas amigas ou familiares, lembrando sempre de dialogar abertamente a respeito da condição e das dificuldades que ela pode trazer para o dia a dia.
Use o máximo que conseguir
No início, pode ser difícil utilizar o aparelho auditivo por longos períodos, seja por não estar mais acostumado com os sons à sua volta ou mesmo por precisar se habituar à presença do dispositivo na orelha.
Para a adaptação ocorrer de forma mais tranquila, é importante utilizá-lo o máximo possível, buscando somar cerca de oito horas diárias, mas também fazer algumas pausas quando for necessário.
Além disso, no primeiro mês, é indicado que o paciente coloque o aparelho em frente ao espelho, para garantir que ele esteja posicionado corretamente.
Aos poucos, esse se torna um movimento automatizado e o dispositivo deixa de causar estranhamento ao ser colocado.
Comece a conversação em locais silenciosos e tranquilos
A audição é um sentido bastante importante para a comunicação, principalmente para as pessoas que crescem utilizando a língua oral.
Nesse sentido, uma das atividades que é retomada a partir do uso do aparelho auditivo é a conversação.
Para que a volta a esse tipo de comunicação ocorra tranquilamente, é importante optar por locais mais silenciosos, nos quais não haja tanta interferência de outros ruídos.
Tudo pronto para melhorar a sua audição? Entre em contato com a Audiomax Pro e saiba como podemos ajudar você a ouvir melhor!