Postagens

Posso esperar a minha perda auditiva piorar para começar a usar aparelhos auditivos?

Preconceito ou o simples fato de achar que não precisa de um aparelho auditivo podem agravar a perda auditiva, tornando a adaptação ainda mais complexa

A perda auditiva é uma deficiência que pode se iniciar a qualquer momento da vida. Muitos a associam somente às pessoas velhas, mas o comum é que a perda auditiva aconteça de forma gradativa, com o passar dos anos, iniciando-se, muitas vezes, em pessoas consideradas jovens. Mas será que é preciso esperar a perda auditiva piorar para usar aparelhos auditivos?

A resposta é não! Como toda patologia, a perda auditiva também deve ser tratada de forma precoce: quanto antes o diagnóstico, mais efetivo o tratamento. Os motivos são simples: auxilia a prevenir outras doenças e comorbidades recorrentes, como a depressão, e para retomar as atividades e a vida social, que podem ter sido interrompidas.

Além disso, o uso prévio de aparelhos auditivos proporciona uma melhor qualidade de vida, bem-estar e a felicidade de poder voltar a ouvir os sons.

Melhor momento

Existem muitas desculpas em torno do uso do aparelho auditivo, como o valor do investimento ou o tamanho e a estética do aparelho, que fica perceptível a todos. Há ainda aqueles que neguem a necessidade de uso ou que dizem não se adaptar.

Durante a perda leve, isto é, no início do quadro de perda auditiva, é o melhor momento para se iniciar o uso do aparelho. Neste período, como os impactos das falhas auditivas provavelmente são pequenos e acometeram poucas frequências apenas, a adaptação é mais natural, fácil e rápida.

Aumento do grau da perda auditiva

Outro bom motivo para começar a usar um aparelho auditivo o quanto antes é evitar que o grau da perda auditiva aumente conforme o passar dos anos. Caso o cuidado não seja considerado desde o diagnóstico, a perda pode passar de leve para moderada, severa e até mesmo profunda.

Com a elevação do grau, a reabilitação da audição se torna ainda mais difícil. Isso, é claro, sem considerar os impactos na qualidade de vida da pessoa, que é afetada em suas esferas pessoal e profissional na maior parte dos casos.

Benefícios de usar o aparelho auditivo

Veja os pontos positivos de usar o aparelho auditivo assim que detectada a perda auditiva:

– Melhora da relação pessoal e profissional;

– Proporciona uma vida social, sem desconfortos ou vergonha;

– Evita-se comportamentos depressivos e de isolamento;

– Bem-estar e autoestima elevados por poder ouvir bem;

– Previne demência.

Cérebro é o nosso ouvido

Este último ponto é fundamental: a prevenção de demências está relacionada ao fato de escutarmos com o cérebro. Como assim? O ouvido apenas recebe o som e o transmite, mas quem reconhece e distingue os sons que entram pelo ouvido é nosso cérebro. Por isso, é fundamental escutarmos bem e com clareza, para que o cérebro se mantenha ativo e em constante trabalho.

Dados da Academia Brasileira de Neurologia estimam que 1 milhão de brasileiros sofram com algum tipo de demência atualmente, sendo a doença de Alzheimer a mais comum. As previsões é que, daqui a 30 anos, sejam 4 milhões de pessoas.

Equipamentos modernos

Hoje em dia, a gama de aparelhos auditivos se diversificou e modernizou, deixando de apresentar problemas comuns, como distorções de sons ou retardo na entrega, fatos que incomodavam os usuários de antigamente.

Além disso, a variedade permite escolher um modelo que se adapte ao formato da orelha, com as devidas exigências tecnológicas, de potência e de estilo de vida.

Antes de escolher qual o melhor modelo para seu caso, agende uma consulta com um profissional capacitado, realize os testes e exames necessários e garanta uma boa orientação e acompanhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros Posts

Categorias

Newsletter

New episodes will always updated regularly

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed dosertakle eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Procurar unidade

Itapema
Jaraguá do Sul
São Bento do Sul