Blog

Posso esperar a minha perda auditiva piorar para começar a usar aparelhos auditivos?

Preconceito ou o simples fato de achar que não precisa de um aparelho auditivo podem agravar a perda auditiva, tornando a adaptação ainda mais complexa

A perda auditiva é uma deficiência que pode se iniciar a qualquer momento da vida. Muitos a associam somente às pessoas velhas, mas o comum é que a perda auditiva aconteça de forma gradativa, com o passar dos anos, iniciando-se, muitas vezes, em pessoas consideradas jovens. Mas será que é preciso esperar a perda auditiva piorar para usar aparelhos auditivos?

A resposta é não! Como toda patologia, a perda auditiva também deve ser tratada de forma precoce: quanto antes o diagnóstico, mais efetivo o tratamento. Os motivos são simples: auxilia a prevenir outras doenças e comorbidades recorrentes, como a depressão, e para retomar as atividades e a vida social, que podem ter sido interrompidas.

Além disso, o uso prévio de aparelhos auditivos proporciona uma melhor qualidade de vida, bem-estar e a felicidade de poder voltar a ouvir os sons.

Melhor momento

Existem muitas desculpas em torno do uso do aparelho auditivo, como o valor do investimento ou o tamanho e a estética do aparelho, que fica perceptível a todos. Há ainda aqueles que neguem a necessidade de uso ou que dizem não se adaptar.

Durante a perda leve, isto é, no início do quadro de perda auditiva, é o melhor momento para se iniciar o uso do aparelho. Neste período, como os impactos das falhas auditivas provavelmente são pequenos e acometeram poucas frequências apenas, a adaptação é mais natural, fácil e rápida.

Aumento do grau da perda auditiva

Outro bom motivo para começar a usar um aparelho auditivo o quanto antes é evitar que o grau da perda auditiva aumente conforme o passar dos anos. Caso o cuidado não seja considerado desde o diagnóstico, a perda pode passar de leve para moderada, severa e até mesmo profunda.

Com a elevação do grau, a reabilitação da audição se torna ainda mais difícil. Isso, é claro, sem considerar os impactos na qualidade de vida da pessoa, que é afetada em suas esferas pessoal e profissional na maior parte dos casos.

Benefícios de usar o aparelho auditivo

Veja os pontos positivos de usar o aparelho auditivo assim que detectada a perda auditiva:

– Melhora da relação pessoal e profissional;

– Proporciona uma vida social, sem desconfortos ou vergonha;

– Evita-se comportamentos depressivos e de isolamento;

– Bem-estar e autoestima elevados por poder ouvir bem;

– Previne demência.

Cérebro é o nosso ouvido

Este último ponto é fundamental: a prevenção de demências está relacionada ao fato de escutarmos com o cérebro. Como assim? O ouvido apenas recebe o som e o transmite, mas quem reconhece e distingue os sons que entram pelo ouvido é nosso cérebro. Por isso, é fundamental escutarmos bem e com clareza, para que o cérebro se mantenha ativo e em constante trabalho.

Dados da Academia Brasileira de Neurologia estimam que 1 milhão de brasileiros sofram com algum tipo de demência atualmente, sendo a doença de Alzheimer a mais comum. As previsões é que, daqui a 30 anos, sejam 4 milhões de pessoas.

Equipamentos modernos

Hoje em dia, a gama de aparelhos auditivos se diversificou e modernizou, deixando de apresentar problemas comuns, como distorções de sons ou retardo na entrega, fatos que incomodavam os usuários de antigamente.

Além disso, a variedade permite escolher um modelo que se adapte ao formato da orelha, com as devidas exigências tecnológicas, de potência e de estilo de vida.

Antes de escolher qual o melhor modelo para seu caso, agende uma consulta com um profissional capacitado, realize os testes e exames necessários e garanta uma boa orientação e acompanhamento.

Teste por 7 Dias o Aparelho Auditivo

Na Audiomax PRO você consegue testar o aparelho auditivo gratuitamente. Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato