As ferramentas auxiliam a quem sofre com problemas auditivos, facilitando o acesso às informações enviadas via áudio
A perda auditiva deve acometer cerca de um quarto da população do mundo, o equivalente a 2,5 bilhões de pessoas, até 2050. Essa estimativa levantada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para um problema em constante ascensão, mas que hoje em dia conta com algumas ferramentas para auxiliar a vida das pessoas com perda auditiva.
A tecnologia é uma via de mão dupla nesse contexto. O uso de áudios em aplicativos se disseminou e se tornou o meio mais comum de comunicação entre um perfil de usuários. O que parece facilidade pode se tornar uma verdadeira inconveniência para algumas pessoas, como aquelas que sofrem com a perda auditiva.
Nesse caso, precisar ouvir áudios em aplicativos para entender um contexto é sempre uma barreira para quem sofre com perda auditiva, seja na vida pessoal ou profissional. Dessa forma, os aplicativos de transcrição de áudio são uma ferramenta de apoio, pois realizam a conversão de áudio para texto, fazendo com que essa tarefa se torne mais rápida e simples.
Como os brasileiros usam o Whatsapp?
Um levantamento feito pela Exame em parceria com a plataforma MindMiners tentou desvendar como os brasileiros usam o Whatsapp e, apesar dos desconfortos e dificuldades causadas pelos áudios, o resultado surpreende:
– 56% afirmaram gostar ou gostar muito de enviar áudios;
– 57% alegaram gostar ou gostar muito de recebê-los;
– Apenas 20% falaram não gostar das interações via mensagens de voz.
Apesar dos dados favoráveis às mensagens de áudio, 80% dos respondentes contaram que o meio de comunicação preferencial são as informações escritas. Há, porém, 11% de pessoas que optam pelos áudios na grande maioria das interações.
Diante dessa realidade, selecionamos algumas ferramentas que podem ajudar neste processo, realizando a transcrição de áudio em tempo real ou em arquivos gravados, com boa precisão.
Para WhatsApp
Transcriber (Android)
Transcrypto audio transcriber ou VoicePop (iOS)
Basta baixar o aplicativo no smartphone compatível, selecionar a mensagem de áudio e clicar para encaminhar/compartilhar na ferramenta de transcrição de áudio. O aplicativo fará a conversão, com as informações aparecendo na sequência.
No Smartphone
TalkBox Voice Messenger
Focado na troca de mensagens por voz, possibilita que as conversas apareçam em texto. Pode ser integrado a redes sociais e grupos de conversa. Funciona tanto para smartphones com sistemas Android quanto iOS.
SpeechNotes
Exclusivo para Android, com interface simples e boa usabilidade, ele capta áudios de outras fontes para realizar a conversão e entende pontos e vírgulas, deixando o texto praticamente pronto.
Call Recording by NoNotes
Exclusivo para iPhone, além de gravar chamadas, o aplicativo conta com uma função de transcrição de áudio, capaz de captar áudios externos. Ele também possibilita o compartilhamento dos textos com terceiros.
EverNote/Voice Note
Permite criar listas, lembretes e textos a partir da voz, transcrevendo para texto. Pode ser usado tanto no celular como no computador.
Na web
Google Docs
Na versão para o Google Chrome, o Docs oferece um recurso para digitação por voz, que rapidamente transforma as falas em texto.
oTranscribe
Para arquivos já armazenados que precisam de transcrição, a ferramenta funciona no computador e possibilita o upload de arquivos de áudio salvos ou por meio de links do Youtube.
São inúmeras as ferramentas disponíveis hoje em dia para auxiliar no processo de transcrição de áudio. A diversidade faz com que cada pessoa tenha a opção que mais se adapta ao seu uso, seja pelo tipo de sistema operacional, dispositivo usado ou demanda pessoal e profissional. Basta procurar o que melhor se adequa às necessidades e fazer bom uso.