A memória auditiva faz parte de diversas atividades muito comuns em nosso dia a dia. Entenda do que se trata e como treiná-la!
A memória auditiva está presente no dia a dia de todos que dependem da audição para se comunicar com outras pessoas e para cumprir tarefas cotidianas.
Esse sentido está presente em diversos detalhes de uma rotina, seja para que os indivíduos se comuniquem por meio da sua língua ou para que reconheçam o som de determinados aparelhos e objetos.
Assim, esse aspecto da memória humana faz parte de diversas atividades, por isso deve ser estimulada para que cumpra seu papel de forma adequada.
Para entender melhor o que é a memória auditiva e como treinar a sua, continue a leitura!
O que é memória auditiva?
A memória auditiva está associada à maneira como processamos e armazenamos informações adquiridas por meio da audição.
Trata-se de uma memória de curto prazo, que permite gravar o conteúdo daquilo que ouvimos, participando ativamente de processos como a comunicação oral e a aprendizagem.
Os exemplos de situações em que essa capacidade atua consistem em atividades cotidianas, como anotar uma informação dita por alguém, decorar o nome de uma pessoa que acabamos de conhecer ou gravar um número de telefone.
Cabe ressaltar que os indícios de uma memória auditiva debilitada são bastante distintos dos sinais de perda de audição, pois embora se trate de uma capacidade sensorial, a memória é um elemento cognitivo.
Nesse sentido, algumas evidências de que é preciso estimular essa capacidade são a dificuldade para processar e interpretar informações ouvidas, seja ao tomar notas sobre um assunto ou receber instruções para uma tarefa.
Como treinar a memória auditiva?
Algumas atividades simples podem auxiliar no estímulo a essa capacidade, fazendo com que o indivíduo seja capaz de processar aquilo que ouve de forma mais rápida e eficiente.
Incluir esses hábitos na rotina pode trazer mais facilidade na execução de diversas tarefas, além de contribuir com o desenvolvimento de uma boa saúde auditiva, proporcionando mais qualidade de vida.
Faça testes
Um bom estímulo para essa memória sensorial consiste em fazer testes que a desafiem.
O reconhecimento de diferentes sons é uma das principais funções desempenhadas por essa capacidade e é parte constante do dia a dia das pessoas, de modo que treinar essa habilidade e torná-la mais eficaz pode ser bastante útil.
Para isso, o indivíduo deve fechar os olhos e ser exposto a diferentes sons, como um zíper fechando, um livro sendo folheado, copos brindando e outros estímulos auditivos que existam no ambiente.
O mesmo pode ser feito com a exposição à voz de diferentes pessoas, utilizando áudios de artistas ou conhecidos.
A tarefa daquele que está sendo testado é reconhecer cada um dos sons ou vozes que escuta, fazendo com que sua memória auditiva seja treinada para essa tarefa.
Escute PodCasts ou audiolivros
Os audiolivros e podcasts são cada vez mais comuns no dia a dia das pessoas, pois tratam de temas bastante diversificados e são uma boa opção de conteúdo para ser consumido durante outras atividades.
Prestar atenção a um assunto ou enredo disponibilizado em áudio é uma excelente maneira de estimular o processamento de informações recebidas por meio da audição, ajudando a treinar a memória referente a esse sentido.
Tenha uma boa saúde auditiva
Por fim, é essencial ter em mente que, para uma boa memória auditiva, a saúde auditiva também deve estar em dia.
Assim, fazer check-ups com regularidade é fundamental para verificar se há algum problema a ser solucionado.
Consultas frequentes e diferentes exames, como o teste de aparelho auditivo, são essenciais para uma boa saúde auditiva, permitindo que o paciente encontre soluções eficazes para o seu quadro.
Quer conhecer mais assuntos como esse e manter em dia a saúde da sua audição? Siga a Audiomax Pro no Instagram e acompanhe nosso conteúdo sobre o tema!