Quer saber o que é deficiência auditiva unilateral e as consequências dela para a sua vida pessoal e profissional? Leia aqui.
A deficiência auditiva unilateral, quando não tratada devidamente, pode comprometer toda a capacidade comunicativa e impactar a sua vida pessoal e profissional.
Segundo o primeiro Relatório Mundial da Audição elaborado em 2021 pela Organização Mundial de Saúde, 1,5 bilhão de pessoas sofrem com algum tipo de deficiência auditiva e os casos de perda unilateral são considerados bem comuns nesse universo.
Seja por falta de conhecimento ou por vergonha de assumir a deficiência auditiva, muitos pacientes que sofrem desse problema deixam de consultar com um profissional e buscar o tratamento, e só fazem isso quando o quadro já está mais grave.
Na tentativa de promover a informação e ajudar você a vencer preconceitos, elaboramos este post para conversarmos sobre o assunto. Vamos saber mais sobre a perda auditiva unilateral?
O que é, exatamente, deficiência auditiva unilateral?
Como o próprio nome sugere, deficiência auditiva unilateral é quando a pessoa perde ou reduz a capacidade de audição em apenas um dos ouvidos e tem a audição normal no outro.
Essa condição pode ser chamada também de:
- perda auditiva de um dos ouvidos;
- perda auditiva unilateral.
Ela acomete crianças, adultos e idosos. Além disso, pode ser leve, moderada ou grave.
Geralmente, a condição é considerada moderada quando a pessoa apresenta perda auditiva igual ou superior a 41 decibéis.
Entre as causas da perda auditiva unilateral, destacamos:
- hereditariedade;
- consequência de traumas, acidentes, lesões na cabeça;
- perda auditiva súbita;
- neuroma acústico, também conhecido como schwannoma vestibular, que é um tipo de tumor não canceroso;
- doenças infecciosas;
- microtia, uma malformação congênita do ouvido externo do feto no início da gravidez;
- doença de Ménière, uma doença do labirinto.
Como a deficiência auditiva unilateral afeta o dia a dia?
Uma pessoa que não ouve bem pode ter a sua capacidade de se comunicar, estudar, trabalhar e se socializar comprometida.
Mesmo podendo escutar com o outro ouvido, quem tem deficiência auditiva unilateral enfrenta muitos desafios e riscos no seu dia a dia.
Por exemplo, quem sofre dessa condição apresenta grande dificuldade em identificar a direção do som. Isso representa um sério risco à segurança do pessoa, em caso dele dirigir ou mesmo circular pelas vias públicas andando.
O portador também tem dificuldades para identificar sons, conversar em lugares com mais barulhos e compreender a fala na escola, no trabalho e no dia a dia.
Sem contar que muitas pessoas relatam zumbido no ouvido, desconforto, irritabilidade, afastamento social e até mesmo vergonha da dificuldade causada por esta perda auditiva.
Em especial, a deficiência auditiva unilateral nas crianças afeta o desenvolvimento das habilidades cognitivas e a sua socialização, bem como da linguagem oral e da fala.
É importante destacar também que o G1 traz um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrando que a cada 10 decibéis perdidos na audição, aumentam em 27% os riscos de doenças cerebrais, como o Alzheimer.
É necessário usar aparelhos auditivos?
Caso você tenha observado que não está ouvindo muito bem de um ouvido e vive com frequência pedindo para as pessoas repetirem o que elas falaram porque não ficou bem claro, muito provavelmente está perdendo a audição.
O aparelho auditivo surge como uma solução inteligente, eficaz e acessível para ajudar as pessoas que sofrem de deficiência auditiva unilateral a escutarem com maior clareza o som ao seu redor, devolvendo a qualidade de vida a cada uma delas.
Os diferentes fabricantes disponibilizam modelos que captam o som de forma nítida e natural, permitindo conectividade com TVs, celulares, tablets e outros equipamentos, possibilitando assistir filmes e séries, ouvir músicas, falar ao telefone e muito mais, tudo direto no aparelho auditivo.
Além da qualidade do som, os aparelhos também ajudam a aliviar o zumbido do ouvido, sem contar que têm designs modernos e ultra discretos.
Agora que você sabe mais sobre a deficiência auditiva unilateral e as consequências que ela pode provocar, que tal agendar um horário e vir conhecer os vários modelos de aparelhos que a Audiomax Pro disponibiliza para esse e outros tipos de perdas auditivas?
Aguardamos você!