A diferença de amplificadores e aparelhos auditivos precisa ser conhecida por toda pessoa que possua deficiência auditiva e por aqueles que a estão apoiando na busca por uma solução adequada para o seu problema.
Dividida em três áreas anatômicas distintas, a audição é constituída de um complexo sistema que transforma estímulos acústicos em sensações auditivas, sendo seus nomes:
- Orelha externa;
- Orelha orelha média;
- Orelha interna.
Os sons que percebemos surgem ao nosso lado, na parte frontal ou por trás do nosso corpo, ou seja, vivemos rodeados de ruídos, barulhos, conversas e todo tipo de sensações acústicas.
Além disso, os diversos sons que percebemos possuem intensidades diferentes, pois podem ser produzidos a alguns metros de distância ou também vir de longe. Quando surgem problemas no sistema auditivo, torna-se necessário o uso de equipamentos que suprem as eventuais deficiências.
Neste post, apresentaremos a diferença de amplificadores e aparelhos auditivos. Continue a leitura e confira detalhes que envolvem cada um desses equipamentos!
Explorando a diferença de amplificadores e aparelhos auditivos
A diferença de amplificadores e aparelhos auditivos está no objetivo pelo qual eles são utilizados.
Isso significa que um não substitui o outro, pois a amplificação sonora obtida pelo aparelho auditivo é completamente diferente da tecnologia adotada nos amplificadores. Vamos aos detalhes de cada equipamento:
Amplificadores
Os amplificadores são equipamentos que têm por objetivo captar o som e amplificá-lo de forma igual em todas as frequências da audição, por isso é contraindicado em todos os casos pois pode ocasionar piora em limiares auditivos saudáveis.
Portanto, não deve ser usado por períodos longos e não é recomendável como uma solução para pessoas que possuem uma deficiência auditiva.
Os amplificadores não tratam o som e não possuem nenhuma regulamentação dos órgãos de saúde no Brasil, portanto, podem agravar a situação daqueles que precisam buscar por uma solução para o seu problema de audição.
Aparelhos auditivos
Os aparelhos auditivos são desenvolvidos a partir do que é conhecido como engenharia biomédica, pois separam os sons do ambiente em diversas faixas de frequência.
Essa tecnologia simula o funcionamento fisiológico da audição, onde bons equipamentos possuem 32 canais de processamento sonoro, podendo chegar a 64, além de possuírem filtros para conter o som de:
- ventos,
- ruídos intermitentes,
- sons de fundo, etc.
Trata-se, portanto, de uma solução envolvendo um tratamento que tem por objetivo a prevenção da piora auditiva e melhora da compreensão de fala.
Os perigos dos amplificadores auditivos
Conhecendo a diferença de amplificadores e aparelhos auditivos, vale a pena entender porque é fundamental saber escolher a tecnologia adequada para a sua necessidade.
Enquanto os amplificadores auditivos captam os ruídos, barulhos e falas e os enviam com o mesmo nível de intensidade, os aparelhos auditivos tratam a audição mandando o som necessário para cada frequência prejudicada.
Isso torna o som confortável e fácil de assimilar, melhora a compreensão da fala e a qualidade de vida na totalidade.
Optar por um amplificador para tentar melhorar as condições da audição pode trazer grandes prejuízos para as pessoas, uma vez que além de não tratar a audição, ocasiona uma piora significativa dos limiares auditivos com o passar do tempo de uso.
Audiomax Pro: aparelhos auditivos com alta tecnologia e design inovador!
Contar com a Audiomax Pro é a melhor maneira de realizar uma avaliação auditiva e contar com o que existe de melhor em termos de tecnologia.
É importante compreender que não existe um padrão de deficiência auditiva, portanto, cada caso precisa ser avaliado e examinado por profissionais capacitados que possam efetivamente oferecer a solução adequada para cada situação.
Isso significa que se faz necessário contar com uma clínica que ofereça:
- consultas com fonoaudiólogos especializados;
- exames clínicos;
- produtos de alta qualidade.
Além disso, o aparelho pode e deve possuir um design inovador, ou seja, oferecer: discrição, beleza e charme.
Agora que você conhece a diferença de amplificadores e aparelhos auditivos, não se deixe levar por promessas milagrosas que podem inclusive comprometer ainda mais a sua saúde.
Acesse nosso site e conheça os aparelhos auditivos da Audiomax Pro, uma empresa especializada no assunto que possui duas décadas de atuação no mercado, buscando oferecer as mais precisas e eficientes soluções auditivas para quem busca por qualidade!