Pode parecer curioso, no entanto, o tratamento contra o câncer e saúde auditiva possuem uma relação.
Felizmente, a tecnologia tem apresentado avanços consideráveis no tratamento dos tumores, nódulos e manifestações que ocorrem a partir da proliferação descontrolada das células do corpo.
Os medicamentos e procedimentos utilizados no tratamento do câncer utilizam drogas antineoplásicas, ou seja, responsáveis por impedir a replicação celular, motivo pelo qual a doença surge.
Ocorre que esses tratamentos, além de atingirem o tumor, acabam também afetando outras células, quando efeitos colaterais podem ocorrer, como, por exemplo, a perda auditiva.
Neste post, apresentaremos a relação existente entre o tratamento contra o câncer e saúde auditiva. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
O tratamento contra o câncer e saúde auditiva
O tratamento contra o câncer e saúde auditiva possuem uma forte relação, pois, como vimos, os tratamentos para combater a doença possuem efeitos colaterais.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025 são estimados o aparecimento de 704 mil novos casos dessa doença no Brasil.
No entanto, a tecnologia e a ciência vem conquistando grandes avanços nessa área, onde cirurgias, radioterapia e quimioterapia trazem excelentes resultados na medida em que as pesquisas e os avanços no desenvolvimento dos medicamentos ocorrem.
A relação existente, como já mencionado, diz respeito aos efeitos colaterais que o paciente sofre a partir dos tratamentos, quando a perda auditiva pode ocorrer.
Os impactos da quimioterapia e radioterapia na saúde auditiva
A quimioterapia é um tratamento comum no combate ao câncer, onde são utilizados alguns medicamentos, como cisplatina e carboplatina.
Esses medicamentos podem danificar as células ciliadas no ouvido interno, podendo ocorrer de forma progressiva e afetando ambos os ouvidos.
A perda ocorre de forma diferenciada, a partir de variáveis como:
- tipo e duração do tratamento,
- dose do medicamento aplicado,
- idade do paciente,
- histórico médico da pessoa.
A radioterapia, por sua vez, também confirma a relação entre o tratamento contra o câncer e saúde auditiva, especialmente quando a radiação é aplicada na região da cabeça e do pescoço.
Esse tratamento pode danificar as células ciliadas na cóclea ou ainda danificar o nervo auditivo.
Esse tipo de perda pode ser temporário, permanente, unilateral ou bilateral, dependendo da dose recebida e da área tratada.
Tratamento contra o câncer e saúde auditiva: como minimizar os possíveis danos?
O tratamento contra o câncer pode ter os efeitos dos possíveis danos auditivos minimizados.
No caso envolvendo a quimioterapia, sob prescrição médica pode-se fazer uso da amifostina, um fármaco da classe das anfetaminas que protege as células nervosas do ouvido interno.
Também é importante que os pacientes limitem a sua exposição a ruídos altos, através do uso de protetores auriculares.
Nos casos envolvendo radioterapia, essas aplicações podem ser realizadas a partir da utilização de técnicas mais precisas, se indicadas pelo médico em cada caso, como:
- radioterapia estereotáxica,
- radioterapia com intensidade modulada (IMRT).
Nos dois casos, o direcionamento da radiação é feito para áreas específicas, reduzindo a exposição das estruturas auditivas.
No entanto, para aqueles que já tiveram a sua audição comprometida, o melhor caminho é contar com clínicas especializadas, como a Audiomax Pro, e buscar a melhor solução em termos de aparelhos auditivos.
São muitas opções, onde a tecnologia e a discrição desses equipamentos possibilitam a qualidade de vida e facilidades para uma boa comunicação.
Agora que você sabe mais sobre a relação entre o tratamento contra o câncer e saúde auditiva, leia nosso post que apresenta a perda auditiva não tratada: quais as consequências?