O aparelho auditivo é resultado de avanços tecnológicos fundamentais para trazer mais qualidade de vida e bem-estar às pessoas com perda auditiva.
Afinal, problemas de audição podem afetar significativamente a maneira como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor, como familiares e amigos.
Ainda assim, é muito comum que os pacientes deixem de usar o dispositivo em função de medo ou receio, o que pode trazer prejuízos graves para a sua saúde auditiva e até mesmo para o seu bem-estar.
Por isso, preparamos este conteúdo com dicas de como enfrentar esse receio e começar a usar o aparelho auditivo, alcançando toda a qualidade de vida que você merece. Confira!
Aparelho auditivo é sinônimo de qualidade de vida
Você sabia que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de perda auditiva?
Essa é uma condição bastante comum e pode ser causada por diversos fatores, até mesmo por infecções ou pela exposição contínua a ruídos muito altos.
O aparelho auditivo é um recurso de grande importância na vida das pessoas que vivem esse quadro, podendo melhorar significativamente sua qualidade de vida.
Quando não há um tratamento, o quadro pode até mesmo evoluir. Afinal, nos casos em que a pessoa não consegue ouvir bem, é comum que aumente o volume de aparelhos eletrônicos, por exemplo, podendo danificar ainda mais a audição.
Por outro lado, quando o dispositivo passa a ser utilizado desde cedo, logo que a perda auditiva é identificada, é possível trazer mais bem-estar para a rotina.
Com a ajuda desse recurso, os pacientes podem manter sua comunicação com familiares e amigos, além de darem continuidade aos seus hábitos normalmente.
Os segredos para perder o medo de usar aparelho auditivo
Apesar de esse ser um recurso tão importante para a qualidade de vida do paciente, algumas pessoas possuem receio em introduzi-lo nas suas vidas.
O medo de sofrer preconceito, por exemplo, pode ser um obstáculo para que aproveitem todos os benefícios de contar com o auxílio do aparelho auditivo.
Por isso, aqui vão algumas dicas de como encarar essa situação e deixar o receio para trás:
Aproveite a inovação tecnológica dos aparelhos
Hoje em dia, além de permitir que você ouça melhor, os dispositivos também contam com várias outras funcionalidades, graças a uma série de avanços tecnológicos.
A sua conectividade, por exemplo, pode ser usada para que você se conecte com televisores e smartphones, trazendo mais comodidade para o seu dia a dia.
Respeite o seu processo de adaptação
Lembre de encarar o processo de adaptação com calma e tranquilidade. É preciso respeitar o seu próprio ritmo, além de ter paciência com a recepção de outras pessoas, que também podem precisar se acostumar com a novidade.
Incluir o aparelho auditivo na sua rotina gradualmente pode ser um bom caminho para se acostumar à ideia e, com o tempo, recebê-la de braços abertos.
Personalize seu aparelho auditivo
Você sabia que o seu dispositivo pode ser personalizado? É possível escolher a cor ou até mesmo optar pelo uso de acessórios específicos para o aparelho, que ajudam a deixar ele super estiloso e cheio de personalidade.
Isso é o que podemos ver no depoimento da Luiza, uma de nossas pacientes, aqui na Audiomax Pro. Assista ao vídeo e conheça essa história:
Gostou da ideia? Conheça os acessórios para aparelhos auditivos da Audiomax Pro e deixe o medo para trás!