O período em que o paciente está testando o aparelho auditivo é um dos mais importantes para um tratamento de sucesso.
Essa etapa vem depois da realização da audiometria, o exame utilizado para identificar se há perda auditiva, qual o tipo e grau da mesma.
Depois desse procedimento, é hora de testar os aparelhos auditivos e identificar qual deles é o mais adequado para restaurar a saúde auditiva do paciente.
Assim, vale a pena saber em quais pontos prestar atenção durante essa etapa, para ter certeza de que a opção escolhida será a melhor para a sua rotina.
Se você está testando o aparelho auditivo ou vai passar por esse processo, continue a leitura e saiba quais fatores considerar para fazer uma boa escolha!
Pontos para analisar quando estiver testando o aparelho auditivo em casa
Para ter certeza de que o paciente fará a escolha certa, existem algumas orientações que a Audiomax Pro dá sempre que alguém está testando o aparelho auditivo. Assim, fica mais fácil saber quais fatores devem ser observados durante esse período:
Detalhes sutis dos sons ambientes
Diferentemente do que algumas pessoas pensam, o teste do aparelho deve ser feito até mesmo em lugares silenciosos.
Afinal, nesse tipo de situação, será possível perceber se o dispositivo é capaz de captar os detalhes sonoros mais sutis, que costumam passar despercebidos.
Por isso, pode ser interessante utilizá-lo em casa, quando o paciente estiver sozinho.
Experiência no uso externo
Por outro lado, é claro que quem está testando o aparelho auditivo deve utilizá-lo no maior número possível de ambientes, para tornar essa experiência ainda mais completa.
Os espaços externos, por exemplo, podem ser bastante desafiadores para quem tem algum grau de perda auditiva.
Por isso, passar por ruas movimentadas e estabelecimentos comerciais também pode ser um bom jeito de colocar esse dispositivo à prova.
Desempenho em atividades cotidianas
Alguns sinais comuns de perda auditiva aparecem no cotidiano das pessoas, como o hábito de pedir que uma fala seja repetida, aumentar o volume da televisão e até mesmo apresentar dificuldades para participar de uma conversa.
Por isso, durante o teste, é importante prestar atenção ao desempenho nesse tipo de atividade, procurando identificar quais melhorias podem ser observadas.
Adaptação ao manuseio e ajuste dos aparelhos
Os primeiros dias testando o aparelho auditivo podem gerar algum tipo de desconforto, já que o paciente ainda não está acostumado a usá-lo.
Por outro lado, esse desconforto não deve persistir. Qualquer dificuldade no manuseio e encaixe dos dispositivos devem ser informados ao fonoaudiólogo, para que possam ser realizados os ajustes necessários.
Explore a conectividade e recursos tecnológicos
Durante esse período, também vale a pena explorar as funcionalidades oferecidas pelo aparelho.
Muitos modelos possibilitam a conectividade com celulares e televisões, além da transmissão de áudio via Bluetooth, para otimizar a experiência auditiva.
Importância do feedback para o fonoaudiólogo
Lembre-se de registrar todas as suas observações e repassá-las ao fonoaudiólogo.
Um feedback detalhado garante que qualquer ajuste necessário seja realizado para melhorar a sua experiência auditiva e proporcionar toda a qualidade de vida que você merece.
Aqui, na Audiomax Pro, tomamos todo o cuidado para garantir que você recupere a sua saúde auditiva e alcance uma rotina com muito mais bem-estar.
Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e faça o seu teste do aparelho auditivo!