Blog

Poluição sonora: malefícios e como proteger a saúde auditiva

A poluição sonora está muito presente nos centros urbanos e pode causar sérios prejuízos à saúde auditiva.

Nas ruas, no comércio, em escolas e eventos, entre muitos outros locais, as pessoas podem se deparar com a exposição contínua a ruídos excessivos, prejudicando sua audição.

Embora não seja possível evitar completamente esses espaços, há outras medidas que podem ser tomadas para evitar os efeitos negativos causados por essa exposição ao barulho.

Neste conteúdo, falamos sobre o que pode ser considerado poluição sonora, quais seus impactos negativos e como proteger a saúde auditiva. Confira!

O que é considerada poluição sonora? 

De modo geral, podemos definir a poluição sonora como um excesso de ruídos que é capaz de afetar a saúde mental e auditiva das pessoas.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), ruídos a 50 dB (decibéis) já podem ser considerados prejudiciais. A partir de 55 dB, eles começam a gerar altos níveis de estresse e outros efeitos negativos, como a perda auditiva.

No tráfego urbano, uma das principais fontes desse tipo de poluição, os ruídos chegam a 80 dB, com buzinas que ultrapassam esse valor e atingem a marca de 100 dB.

As obras de construção civil são mais uma fonte comum de poluição sonora, pois o uso de máquinas e ferramentas gera uma série de ruídos, que são produzidos de forma contínua. O mesmo se aplica às fábricas e indústrias.

Além disso, até mesmo hábitos como ouvir música com o fone de ouvido em um volume muito alto podem tornar o ambiente sonoro de um indivíduo ainda mais poluído.

Efeitos da poluição sonora na saúde auditiva 

De acordo com dados da OMS, mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo todo experimentam algum grau de perda auditiva, um dos principais efeitos causados pela poluição sonora.

O zumbido é mais uma consequência bastante comum. Nesses casos, mesmo que o indivíduo não perca sua audição, ela é prejudicada pela presença constante de zumbidos e chiados não relacionados a fonte externas.

O estresse auditivo é mais um impacto causado por esse tipo de condição, prejudicando a saúde mental da população e podendo causar distúrbios do sono.

Dessa maneira, esse é um problema bastante atual, que pode trazer uma série de prejuízos para a qualidade de vida e o bem-estar de toda a população.

Como prevenir o excesso de exposição a ela? 

Felizmente, existem meios para cuidar da saúde auditiva e evitar o surgimento desses efeitos negativos.

Embora não seja possível evitar completamente as fontes de poluição sonora, como no caso do tráfego urbano ou de um ambiente de trabalho ruidoso, é possível tomar cuidados que previnem o organismo contra a ação dos ruídos excessivos.

O primeiro deles é o uso de protetores auriculares, que se tornam cada vez mais comuns em diversos espaços, protegendo as estruturas internas do ouvido contra a ação do barulho.

O investimento em isolamento acústico é mais uma opção bastante interessante, principalmente para as residências que estão localizadas nos centros urbanos, onde a poluição costuma ser mais intensa.

Por fim, todos esses cuidados devem ser acompanhados por visitas regulares a um fonoaudiólogo, com o objetivo de monitorar a saúde auditiva e tratar quaisquer problemas de forma precoce.

Para saber mais sobre como tomar os cuidados certos, continue por aqui e conheça a importância do teste da orelhinha para a criança com perda auditiva!

Teste por 7 Dias o Aparelho Auditivo

Na Audiomax PRO você consegue testar o aparelho auditivo gratuitamente. Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato