O zumbido no ouvido é uma condição muito comum, mas isso não significa que é preciso se acostumar com ela.
Embora esse quadro seja recorrente entre a população, suas causas são bastante diversas e muitas vezes podem ser tratadas para reverter essa condição.
Assim, com um bom acompanhamento profissional, é possível melhorar a saúde auditiva e se livrar desse incômodo no dia a dia.
Continue a leitura para saber mais sobre o zumbido no ouvido, suas causas e soluções para o quadro!
O que é o famoso zumbido no ouvido?
O zumbido no ouvido é uma condição comum, que afeta muitas pessoas e pode assumir diversas formas.
Alguns sons que esse problema pode causar são chiado, apito, cigarra, cachoeira, motor, grilo, panela de pressão, cliques e estalos, que permanecem continuamente, sem qualquer relação de causa e efeito com o ambiente.
Assim, a permanência desse som pode gerar desconforto e estresse, prejudicando a saúde do indivíduo e também o seu bem-estar.
As principais causas de zumbido
Existem muitos fatores que podem levar ao desenvolvimento dessa condição.
Um exemplo comum é o acúmulo de cera nos ouvidos, que pode levar ao entupimento do canal auditivo e, consequentemente, ao surgimento desse som constante, além de outros sintomas como dor e coceira na região.
A labirintite também é uma condição que acontece muito, que pode apresentar o zumbido no ouvido como um de seus sintomas. Isso também se aplica a algumas doenças crônicas, como pressão alta, obesidade, artrite reumatoide, diabetes, lúpus, AVC e hipertireoidismo.
Outro caso recorrente é o uso excessivo de remédios, já que algumas substâncias podem ter um efeito tóxico, que causa danos nos ouvidos ou nos nervos responsáveis pela audição. Assim, esse é um quadro comum quando as pessoas fazem algum tipo de tratamento a partir de medicamentos.
Por fim, outra causa bastante presente é a exposição a sons muito altos, que podem danificar as células ciliadas localizadas no ouvido.
Embora esses tipos de zumbido no ouvido costumem se dissipar com o passar do tempo, acompanhando o tratamento da condição que o causou, há também diversos casos em que esse é apenas um indício de perda auditiva.
Esse é um quadro frequente entre idosos, uma vez que o envelhecimento pode levar naturalmente à perda auditiva e, consequentemente, ao surgimento desse som constante. Assim, a percepção de outros sons é prejudicada e a do zumbido prevalece.
Como a Audiomax Pro pode ajudar com o zumbido no ouvido?
Nos casos em que esse incômodo persiste, é preciso recorrer a soluções auditivas que ajudem a solucionar o quadro.
O aparelho auditivo é uma dessas possibilidades. O dispositivo não faz o zumbido desaparecer, mas o seu uso faz com que o cérebro seja capaz de perceber outros sons, reduzindo a percepção daquele, em particular.
Assim, essa solução ajuda a reduzir o estresse e o desconforto causados por esse incômodo, sendo fundamental contar com dispositivos de alta qualidade.
Além disso, esse é um caminho muito prático, que pode facilitar o dia a dia e levar mais bem-estar ao paciente que está sofrendo com o zumbido no ouvido.
É aqui que entra a Audiomax Pro, que conta com os melhores aparelhos auditivos para resolver o seu problema, além de profissionais qualificados para acompanhar esse processo e encontrar a opção ideal para o seu caso.
Entre em contato e agende uma avaliação para saber mais sobre como podemos ajudar a cuidar da sua saúde auditiva!