Blog

Como a rotina da pessoa com perda auditiva pode gerar gatilhos para ansiedade? 

São vários os motivos que fazem uma pessoa com perda auditiva acionar gatilhos para ansiedade no decorrer da sua rotina diária.

No dia a dia, uma pessoa com deficiência auditiva enfrenta desafios praticamente inimagináveis para quem ouve normalmente, afinal, ela também precisa trabalhar, estudar, se comunicar, ficar em casa sozinha, atender a porta, fazer compras, conversar com estranhos e muitas outras situações.

Fato é que a perda da capacidade de ouvir provoca mudanças drásticas na rotina do paciente, impactando na sua qualidade de vida e na saúde mental.

Segundo a Associação Americana de Fala, Linguagem e Audição (ASHA), além do cansaço que a pessoa sente devido ao esforço para escutar e pelas necessidades constantes de repetições de conversas, a dificuldade de ouvir impacta na saúde emocional, provocando, muitas vezes:

  • sentimentos de raiva e negação,
  • isolamento social,
  • depressão,
  • ansiedade.

Hoje, vamos falar sobre como o dia a dia de uma pessoa com deficiência auditiva pode favorecer os gatilhos para ansiedade. Vamos conferir?

Situações que podem gerar gatilhos para ansiedade em pessoas com perda auditiva

Conforme uma publicação no portal Agência Brasil, canal oficial de comunicação do Governo Federal, no Brasil 10,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva, sendo que 2,3 milhões delas possuem perda severa.

Desse total, 9% nasceram com a condição e 91% desenvolveram a perda no decorrer da vida.

Praticamente 100% deles enfrentam situações no seu dia a dia que desencadeiam os gatilhos da ansiedade e os instantes de maior desafio ocorrem:

Nos momentos de socialização 

Para a pessoa com perda auditiva muitas vezes os momentos de socialização são aflitivos, gerando gatilhos para ansiedade.

Em uma reunião familiar, por exemplo, há uma mistura de risadas, falas simultâneas, músicas altas, televisores ligados e esse conjunto gera desconforto e leva a uma experiência auditiva bem desafiante, deixando muitas vezes a pessoa ansiosa. 

O mesmo acontece em reuniões sociais, restaurantes, teatros e outros eventos.

Falta da rede de apoio

Estar sozinho também é uma situação que gera gatilhos para ansiedade na pessoa com perda auditiva.

A pessoa com deficiência auditiva tende a ficar insegura por imaginar que a campainha possa tocar e ela não ouvir, ou ocorrer um ruído estranho ao seu redor e ela não perceber. 

Da mesma forma que, por vezes, ela se sente incomodada em comparecer às consultas sem um acompanhante, por insegurança de não conseguir se comunicar.

Também é normal ela sentir medo e ficar ansiosa ao sair às ruas sem a companhia de alguém, pela preocupação de não escutar as conversas ao seu redor, ambulâncias, buzinas e outras situações, que podem até colocar em risco a sua segurança.

Situações de comunicação constante

É comum as pessoas com perda auditiva terem a preocupação de não serem compreendidas pelo outro ou delas mesmas não conseguirem pegar toda uma conversa, e essa sensação também favorece os gatilhos para ansiedade.

Esses desafios são maiores em reuniões de trabalho e até mesmo social, quando há necessidade de pedir repetições de informações, ou no grupo ter alguém com dicção que não é clara e com ritmo de fala acelerado.

Essas situações costumam ser estressantes e cansativas, e na necessidade de outros encontros os gatilhos para ansiedade surgem quase que naturalmente.

O papel dos aparelhos auditivos na redução dos gatilhos para ansiedade

Os aparelhos auditivos são grandes aliados na hora de evitar e prevenir os gatilhos para ansiedade e ajudar no tratamento da perda, melhorando a comunicação, socialização e a saúde mental.

As modernas tecnologias têm a função de amplificar a fala, garantindo a qualidade do som e melhorando a capacidade auditiva da pessoa com perda.

Essas soluções também permitem filtrar os ruídos do ambiente e transmitem somente o som que interessa, tornando a comunicação mais clara, o que por certo ajuda a dar mais segurança para a pessoa participar de uma reunião ou consulta sozinha e oferece mais conforto, por exemplo, nas reuniões sociais.

Concluindo, os gatilhos para a ansiedade são condições comuns e normais entre as pessoas com perda auditiva, porém, eles podem ser evitados ou reduzidos e os aparelhos são seus grandes aliados nessa hora.

Por isso, entre em contato e saiba mais sobre os benefícios dos aparelhos auditivos.

Teste por 7 Dias o Aparelho Auditivo

Na Audiomax PRO você consegue testar o aparelho auditivo gratuitamente. Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato