Os problemas auditivos podem ser adquiridos durante a vida, mas também no início dela, uma situação conhecida como surdez congênita, ou seja, desenvolvida quando a criança ainda está na barriga da mãe ou durante o parto.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 5% da população brasileira é composta por pessoas que apresentam alguma deficiência auditiva, portanto, são mais de 10 milhões, das quais 2,7 milhões não escutam nada.
Outro dado importante apresentado no Portal ENT health, publicado pela Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, apresenta as seguintes informações:
Ao nascer, uma em cada 1000 crianças têm perda auditiva significativa.
Se forem considerados os casos leves, esse número passa para seis em cada grupo de 1000 crianças.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre a surdez congênita. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
A surdez congênita
A surdez congênita pode estar associada a fatores genéticos transmitidos dos pais para o bebê, além de poder também estar ligada a algumas doenças que envolvem genes, tais como:
- síndrome de Waardenburg,
- síndrome de Usher,
- síndrome de Alport.
As infecções intrauterinas também são fatores a ser considerados, como a toxoplasmose, rubéola e doenças sexualmente transmissíveis.
Entretanto, outras situações podem complicar a saúde do bebê, como problemas anatômicos no sistema auditivo e o consumo de drogas ototóxicas durante a gravidez.
Seus impactos na vida do paciente
Como não poderia deixar de ser, os impactos na vida das crianças são percebidos rapidamente.
Além das dificuldades no desenvolvimento da linguagem, existem ainda os aspectos emocionais e sociais.
A perda auditiva pode retardar o processo de aprendizado, reduzindo a capacidade de concentração e influenciando negativamente no desempenho escolar.
Já na vida adulta, a surdez congênita pode dificultar a comunicação interpessoal, resultando em isolamento social e trazendo sérios transtornos, tanto no aspecto pessoal como profissional e acadêmico.
Quais os tratamentos para a surdez congênita?
O tratamento para a surdez congênita é totalmente individualizado, uma vez que são diversos os níveis dos problemas encontrados e muitas vezes o paciente apresenta múltiplas deficiências.
Tudo se inicia nas terapias fonoaudiológicas que podem colaborar no desenvolvimento da capacidade auditiva, que precisa estar disponível para o desenvolvimento da linguagem e comunicação.
Nos casos mais graves de perdas auditivas, implantes cocleares podem ser a solução, enquanto que em perdas leves, moderadas ou severas o uso de aparelhos auditivos deve ser priorizado.
É altamente recomendável que bebês e crianças que tenham surdez congênita passem a utilizar um desses aparelhos auditivos, pois é através deles que elas conseguirão melhorar a capacidade de ouvir e desenvolver a habilidade da linguagem. Quanto antes o bebê receber o estímulo sonoro através dos aparelhos auditivos, melhor será o resultado desse estímulo, ou seja, melhor e mais rápido esse bebê irá desenvolver a fala e a linguagem.
O aparelho auditivo ideal é aquele que melhor se adapta à criança e específico de linha pediátrica, pois eles vão ter tecnologias específicas e voltadas para o desenvolvimento da criança.
Portanto, é essencial a busca por uma clínica confiável que tenha todos os recursos disponíveis para a realização de testes, bem como profissionais capacitados para que se faça a melhor indicação e adaptação.
A Audiomax Pro é uma clínica especializada no assunto, possibilitando que mediante uma consulta audiológica o melhor aparelho possa ser indicado para cada paciente, uma vez que cada paciente necessita de uma análise criteriosa
Oferecendo o que existe de melhor em tecnologia, a clínica oferece também o programa de cuidado vitalício, ou seja, o acompanhamento para que haja uma adaptação de excelência, alcançando assim, uma qualidade auditiva e bem estar do paciente.
Se ainda restam dúvidas com relação à surdez congênita, entre em contato com a Audiomax Pro e encontre o aparelho auditivo ideal!