A perda auditiva no trabalho é uma condição que compromete os resultados de uma empresa e acaba levando os profissionais a sentirem-se frustrados.
Talvez você não saiba disso, mas, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 5% da nossa população possui alguma deficiência auditiva.
Muitas dessas pessoas estão atuando profissionalmente em alguma atividade e um grande número delas não se dá conta que possui um problema com relação à audição.
O resultado dessa situação impacta a qualidade do trabalho desenvolvido, especialmente aqueles onde a interação é fundamental para que os objetivos sejam alcançados.
Neste post, apresentaremos os desafios e as soluções existentes na manutenção do desempenho profissional diante da perda auditiva no trabalho. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!
Impactos da perda auditiva no trabalho
A perda auditiva no trabalho causa impactos relevantes no dia a dia das atividades profissionais.
O primeiro deles diz respeito às dificuldades que o trabalhador tem para entender as conversas e instruções sobre determinada tarefa a ser realizada.
Como resultado, acontecem processos errados e uma diminuição significativa da produtividade.
O estresse e a frustração são comuns para aqueles que desejam ouvir as pessoas em meio a ambientes ruidosos, portanto, a perda auditiva tende a tornar as tarefas mais cansativas do que realmente são.
Os problemas de comunicação são mais comuns a partir dessa situação, em função da falta de entendimento e interpretações equivocadas.
Por fim, essa situação tende a levar o colaborador ao isolamento, uma vez que possui dificuldades em participar de conversas e interações com as demais pessoas.
Maneiras de lidar com a perda auditiva no trabalho
É importante saber que existem maneiras de lidar com a perda auditiva no trabalho, possibilitando:
- ganho de produtividade,
- interação de qualidade com os colegas,
- convivência harmoniosa com as pessoas,
- valorização da autoestima.
Para isso, algumas ações precisam ser tomadas, tais como:
Avaliação e tratamento precoce
A identificação da perda auditiva no trabalho em sua fase inicial é fundamental para prevenir impactos maiores no desempenho.
Isso significa que, diante de dificuldades que podem estar acontecendo no que se refere a audição, o melhor caminho é procurar um profissional capacitado para realizar uma avaliação e, se for o caso, um tratamento precoce.
Uso de aparelhos auditivos modernos
Assim como aqueles que possuem problemas de visão buscam por soluções envolvendo o óculos ou lente de contato, é preciso que nos casos envolvendo a perda auditiva no trabalho o uso de um aparelho auditivo moderno possa ser considerado.
A tecnologia está à disposição, portanto, é perfeitamente possível melhorar muito a captação do som e, consequentemente, possibilitar a conectividade com a sociedade e colegas de trabalho.
Essa é uma ação que fará bem a todos e trará uma melhora na qualidade de vida de quem possui essa dificuldade.
Adaptação do ambiente e comunicação
Por fim, diante dessa situação, o melhor a ser feito é conversar com os colegas e gestores buscando um novo posicionamento físico no ambiente de trabalho.
As empresas, cada vez mais, estão dispostas a criar um ambiente inclusivo, portanto, vale a pena avaliar a adaptação do ambiente e de comunicação, visando colaborar com a integração do grupo e proporcionar melhores condições.
Como se observa, a perda auditiva no trabalho não precisa se transformar em um problema sério e sem solução.
As soluções existem e a busca por essas alternativas viabiliza as operações, possibilitando um ambiente agradável e condições adequadas para garantir a qualidade nas tarefas, além de produtividade no trabalho e alegria no dia a dia das atividades profissionais.
Se esse for o seu caso, vale a pena agendar uma consulta audiológica ou conhecer os aparelhos da Audiomax Pro. Estamos à sua disposição para encontrarmos a melhor solução para as suas necessidades!