Os cuidados com a audição precisam fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, afinal, ninguém busca propositalmente por lesões que possam comprometer a saúde.
No entanto, mesmo sem qualquer intenção, a folia de Carnaval pode contribuir para problemas futuros, uma vez que invariavelmente o som das baterias, trios elétricos e blocos estão muito acima do recomendável para os ouvidos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ouvido humano suporta até 85 decibéis, no entanto, quando se está próximo de uma bateria de escola de samba, esse som alcança 110 dB, portanto, não é incomum que muita gente passe a conviver com um zumbido após uma experiência como essa.
Acontece que as células ciliadas ficam superestimuladas, cansam e param de responder ao som, podendo, além do tradicional zumbido, resultar em uma perda auditiva temporária que pode levar de alguns minutos a dias para voltar ao normal.
Neste post, apresentaremos os cuidados com a audição durante a folia de Carnaval. Leia e confira detalhes a esse respeito!
É preciso ter cuidados com a audição durante os blocos de Carnaval?
Sim! É preciso ter cuidados com a audição durante os blocos e a folia de Carnaval.
Se você é um usuário de aparelhos auditivos, não esqueça que:
- o suor excessivo pode danificar o seu aparelho,
- ele pode cair do ouvido em um desfile, no baile carnavalesco, no bloco ou quando você estiver seguindo o trio elétrico, por isso opte por fazer uso do safeline, prendendo assim seus aparelhos a sua roupa.
- é importante retirar a umidade do seu equipamento no intervalo das festas,
- é preciso ter cuidado com o uso do protetor solar, evitando danos ao aparelho,
- não é nada recomendável mergulhar na piscina ou no mar, pois ele certamente sofrerá as consequências.
Além disso, como já mencionado, deve-se estar atento aos efeitos do som elevado, como o zumbido e a sensação de pressão nos ouvidos, uma situação que pode persistir por horas e no dia seguinte à exposição.
Como a exposição prolongada ao som pode afetar sua audição?
A exposição prolongada ao som pode afetar seriamente a audição.
Os cuidados precisam ser tomados nesse período, caso contrário você pode sofrer com a Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevado (PAINPSE).
Essa situação ocorre quando existe uma exposição prolongada a ruídos altos, tendo um efeito cumulativo.
Para quem gosta de música e deseja se divertir dançando, pulando, sambando ou mesmo apenas observando a movimentação e alegria desses dias, é recomendável ficar a uma distância mínima de 10 metros do aparelho de som.
É interessante observar, atualmente, o grande número de jovens que possuem problemas auditivos, isso em função da música alta, por isso vale o incentivo a leitura deste post e a busca por detalhes a respeito desse importante assunto.
Cuidados com a audição: dicas práticas para o Carnaval
Como vimos, os cuidados com a audição são importantes no Carnaval, portanto, relembrando:
- cuide do seu aparelho e evite o contato com água ou suor,
- fique distante das caixas de som e dos locais onde a música esteja acima do nível recomendado.
Você pode utilizar protetores auriculares ou, se não quiser perder a emoção de um desfile ou da festa, é recomendável fazer pausas e ficar em ambientes silenciosos por alguns minutos.
Mesmo que o carnaval se estenda por vários dias, caso você perceba alguma alteração envolvendo pressão, zumbido ou aquela sensação de que o ouvido está tapado, vale uma pausa mais longa para garantir a proteção da audição.
A maior festa brasileira pode e deve ser aproveitada, no entanto, é importante estar atento aos cuidados apresentados e, caso você esteja percebendo que a sua audição não está nas condições ideais, conte com a Audiomax Pro para uma avaliação auditiva!