Reconhecer a perda auditiva leve pode evitar problemas mais sérios, por isso vale a pena estar atento a essa situação.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas em nosso país possuem algum tipo de deficiência auditiva, ou seja, aproximadamente 5% da população.
Segundo OMS 2021, na fonoaudiologia, a perda auditiva é classificada em:
- grau leve;
- grau moderado;
- grau moderadamente severo;
- grau severo;
- grau profundo;
- Perda auditiva completa.
Através dos exames, consegue-se saber os limiares auditivos do paciente, e de acordo com a média das frequências é possível saber qual o grau de perda e apresentar a melhor solução auditiva para cada caso.
Neste post, responderemos ao questionamento: a perda auditiva leve exige que o paciente utilize aparelho auditivo? Continue a leitura do post e confira detalhes a esse respeito!
O que é considerado perda auditiva leve?
A perda auditiva leve é perceptível quando uma pessoa tem dificuldades e não consegue mais ouvir:
- canto dos pássaros,
- pessoas falando baixo,
- som emitido pelo rádio ou televisão.
Outra característica bastante comum está na percepção de um zumbido frequente que acaba prejudicando o entendimento das palavras.
Além disso, vale observar se existe muita dificuldade em entender aquilo que alguém está falando em ambientes barulhentos.
É muito importante que essa situação seja detectada com rapidez, pois será preciso buscar por recursos que ofereçam uma qualidade de vida, evitando inclusive que a situação se agrave.
Os impactos da perda auditiva leve
Não é difícil identificar os impactos que a perda auditiva leve ocasiona ao dia a dia daqueles que passam por essa situação.
O primeiro ponto a ser observado é um afastamento natural que acontece em função das dificuldades em desenvolver uma conversa com outras pessoas, uma vez que há uma limitação para entender o que os outros estão falando.
Além disso, assistir filmes, séries e programas de TV se torna difícil, afastando também aqueles que vivenciam esse problema desse tipo de programação.
Para quem estuda, o aprendizado pode ser comprometido, desmotivando e fazendo a pessoa a se afastar dos seus objetivos.
Por fim, existe também a questão da autoestima, ou seja, uma desvalorização de si mesmo a partir das dificuldades enfrentadas, um problema que pode ser resolvido com facilidade, garantindo uma vida normal e de alta qualidade.
Perda auditiva leve precisa de aparelho auditivo?
É importante que nos casos de perda auditiva leve um profissional fonoaudiólogo especializado seja procurado para entender se existe a necessidade do uso do aparelho e caso seja necessário, definir e experimentar o aparelho auditivo que irá melhorar a qualidade de vida da pessoa que sofre com o problema.
A redução do zumbido e o uso de um aparelho irá contribuir para que a pessoa possa estar inserida nas diversas atividades do dia a dia.
Desse modo, a decisão por utilizar a tecnologia a favor daquele que possui um problema como esse é fundamental para as atividades:
- profissionais,
- acadêmicas,
- sociais.
Além de preservar a saúde mental, uma vez que problemas auditivos podem levar as pessoas à depressão, o uso de um aparelho colabora com o estímulo cognitivo.
Isso significa manter o cérebro ativo e saudável, um fator importante para a vida de qualquer indivíduo, porém, fundamental para as crianças e adolescentes que continuam vivenciando a sua formação acadêmica, portanto, tenha muita atenção com os jovens.
Diante dessa situação, o melhor a ser feito é entrar em contato e conhecer a Audiomax Pro, uma clínica especializada no assunto e pronta para avaliar as mais diversas situações e apresentar a melhor solução a esse respeito!