Blog

Quais são as causas e possíveis consequências da dor no ouvido?

A dor no ouvido é um evento bem comum e pode indicar que algo não vai bem com a sua saúde auditiva. 

Apesar de acometer mais as crianças, a conhecida dor no ouvido, também chamada como otalgia, afeta pessoas de todas as idades, sendo um dos problemas que mais leva pacientes aos atendimentos médicos de emergências na busca pelo alívio e tentando entender a causa.

Por outro lado, não identificar a causa e nem o problema pode trazer riscos para o paciente,  afinal, geralmente esse tipo de dor é sintoma de infecções no ouvido, as populares otites. 

Infecções não tratadas podem evoluir resultando em complicações para o paciente, inclusive para perda auditiva.

Quer saber quais são as causas e as possíveis consequências da otalgia não tratada? Continue a leitura e confira.

Entenda os diferentes tipos de dor no ouvido

O ouvido humano é constituído por três partes distintas, que são:

Ouvido externo, é a parte mais de fora da orelha. Possui o canal auditivo e tem a função de captar as ondas sonoras e enviá-las para o ouvido médio. Suas glândulas sebáceas produzem a cera, que protege o órgão de microrganismos e poeiras.

Ouvido médio ou cavidade timpânica, é onde ficam o tímpano, a bigorna, o martelo e o estribo. Capta e amplifica os sons. 

Ouvido interno, também é chamado de labirinto e concentra o estribo, o nervo auditivo e a cóclea. Tem a função de converter as ondas sonoras em sinais elétricos e enviá-los ao cérebro. É responsável pelo equilíbrio.

A otite é uma inflamação que afeta uma dessas partes do ouvido e dependendo de onde ela é localizada pode ser classificada em: 

Otite externa: afeta o ouvido externo. É causada por fungos ou bactérias e pode ocorrer pela introdução de alguns objetos, como tampa de caneta, chaves e hastes flexíveis, entre outros.

Otite média: a inflamação acontece no ouvido médio e se desenvolve a partir de vírus e bactérias, sendo mais comum após o paciente passar por um quadro de gripe, resfriado, infecções respiratórias ou na garganta.

Otite interna: atinge a parte mais complexa do ouvido, sendo considerada mais grave. Geralmente, ocorre por infecções virais ou bacterianas, muitas vezes decorrentes de uma otite média que não foi tratada devidamente.

Principais causas da dor no ouvido

Uma publicação no Uol traz a informação que especialistas da área apontam que 8 em cada 10 crianças de até 3 anos podem sofrer de dor no ouvido. 

Na idade escolar, 4 a cada 10 crianças poderão apresentar o problema que vai diminuindo a frequência na fase adulta. Porém, destacamos que ela é mais comum nos homens do que nas mulheres.

Algumas vezes, pode ocorrer da dor não estar diretamente relacionada a inflamações e problemas na região do ouvido, como no caso da:

  • dor de ouvido reflexa: ela ocorre devido a possíveis inflamações na garganta, alterações na mandíbula e ranger de dentes, por exemplo. 
  • barotrauma: lesão corporal causada por alterações de pressão atmosférica. No caso da dor de ouvido, ela é comum em viagens de avião, caminhadas em pontos altos e mergulhos.

Outras causas de dor no ouvido podem ser:

  • uso de adereços apertados na cabeça,
  • fones de ouvido apertado e sem o devido ajuste,
  • dormir em superfícies rígidas,
  • infecções por colocação de piercing na orelha, 
  • lesões na região, 
  • alergias,
  • acúmulo de água de mar, piscina e até mesmo banho, no ouvido,
  • excesso de cera.

Consequências da dor no ouvido e quando procurar ajuda profissional? 

Independentemente da causa, a dor de ouvido deve ser investigada. Somente um diagnóstico médico poderá oferecer um parecer seguro em relação à causa e tratar devidamente o problema. 

Uma dor de ouvido crônica ou aguda não diagnosticada pode resultar em consequências graves para a saúde auditiva.

Principalmente no caso da otite média, as consequências podem ser mais graves e, dependendo do grau da infecção, ela pode afetar o labirinto (ouvido interno), levando à perda da audição parcial ou total, temporária ou permanentemente.

Não use automedicação, procure um médico ao sentir qualquer alteração ou sinal de infecção, dor ou desconforto no ouvido.

Agora que você sabe as causas e as possíveis consequências da dor de ouvido, que tal continuar a leitura para conferir também se a perda auditiva leve precisa de aparelho auditivo?

Teste por 7 Dias o Aparelho Auditivo

Na Audiomax PRO você consegue testar o aparelho auditivo gratuitamente. Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato