Regulagem do aparelho auditivo é procedimento indispensável para garantir a qualidade sonora. Saiba porque lendo nosso post.
A regulagem do aparelho auditivo é procedimento indispensável para que a solução atenda a necessidade do paciente e ofereça qualidade sonora.
Uma situação bem comum de acontecer é em uma reunião de amigos, com ou sem perda auditiva, alguns acharem que o volume está baixo, outros que está normal e ainda ter aqueles que sentem que está muito alto.
Da mesma forma que é comum uma mesma música ou batida não agradar por igual a todos.
Isso acontece porque a capacidade de ouvir é diferente para cada pessoa porque todos nós temos uma tolerância e preferência ao som.
Especialmente falando de pessoas que usam aparelhos auditivos, o volume e a frequência perfeita para um paciente pode ser completamente desconfortável para o outro e não oferecer a mínima qualidade sonora.
Por isso, quem inicia o uso das tecnologias auditivas passa por um período de adaptação e necessita fazer a regulagem do equipamento para ajustá-lo à sua necessidade e tolerância auditiva até alcançar a qualidade perfeita do som.
Continue a leitura e saiba mais sobre por que é importante regular os aparelhos auditivos.
Por que a regulagem do aparelho auditivo é importante?
São vários os estudos que comprovam os benefícios e a transformação que um aparelho promove na vida de uma pessoa com perda auditiva.
Por outro lado, um aparelho desregulado vai:
- gerar um som distorcido,
- causar a sensação de eco,
- resultar em dificuldade ou falta de compreensão da fala.
A falta de regulagem do aparelho auditivo vai sempre gerar a impressão de que o som transmitido não é natural e nem confortável.
Também resulta em uma dificuldade para ouvir e qualidade de comunicação ruim, o que por consequência resulta em prejuízos a vida social e falta de motivação para continuar usando a solução.
A relação entre a regulagem do aparelho auditivo e a qualidade sonora
Para entender como a regulagem do aparelho auditivo influencia na qualidade sonora precisamos compreender que eles são dispositivos eletrônicos desenvolvidos para amplificar as ondas sonoras e possibilitar que as pessoas com perda auditiva possam ouvir.
Para desempenhar a sua função, as soluções auditivas são geralmente compostas por um microfone, amplificador e receptor.
Como funciona? O microfone capta o som e o transforma em sinais elétricos que são enviados ao amplificador.
O amplificador potencializa esses sinais e os envia ao ouvido, por meio do receptor.
A regulagem do aparelho auditivo consiste em uma análise do som baseado na perda e condição auditiva do paciente para então amplificá-lo personalizadamente, garantindo volume adequado e compreensão da fala considerando a percepção do usuário, ou seja, como ele se sente bem e confortável.
Logo, garante a qualidade sonora e o conforto do usuário.
Qual profissional pode realizar a regulagem do aparelho auditivo?
A regulagem do aparelho auditivo deve ser realizada por um fonoaudiólogo capacitado para tal função.
Ele usará das informações contidas no seu exame de audiometria mais alguns dados sobre o seu estilo de vida para então adequar todas as frequências para que o seu aparelho ofereça um acesso de qualidade ao som da fala e conforto, inclusive em lugares mais ruidosos.
Porém, é importante destacar que as modernas tecnologias em soluções auditivas disponibilizam aplicativos que possibilitam que o próprio usuário consiga personalizar o som, deixando-o confortável e claro conforme a sua preferência.
Algumas vezes, inclusive, é possível contar com o acompanhamento do fono, de forma online para esses ajustes.
Quer verificar a regulagem do seu aparelho auditivo? Entre em contato com a Audiomax Pro e saiba como fazer.