Blog

O que fazer em caso de tímpano perfurado?

O-que-fazer-em-caso-de-timpano-perfurado

A condição é mais comum do que se imagina e pode trazer graves consequências, como a perda auditiva!

Por ano, cerca de 150 mil brasileiros têm o tímpano perfurado. A condição, mais comum do que se imagina, pode acontecer por inúmeros motivos e gerar graves consequências, como a perda auditiva. Desesperador? Não precisa ser.

Vamos começar falando sobre o que é o tímpano. A orelha tem três partes: a externa (visível para todos) e o canal auditivo; o ouvido médio, onde está localizado o tímpano e três ossos ligados a ele; e o ouvido interno, um órgão sensorial que faz os impulsos que vão do nervo auditivo ao cérebro.

O tímpano é uma membrana localizada no fim do canal auditivo externo, fazendo a separação para o ouvido médio e sendo responsável pela transmissão das vibrações do ar. Ele também tem a função de preservar o ouvido interno de sons altos e agudos, abafando esses ruídos.

Ao receber um som, a membrana timpânica vibra e transmite essa vibração para os ossículos, os três ossos que envolvem o ouvido médio: martelo, bigorna e estribo, encarregados de levar o som ao ouvido interno.

O que acontece com o tímpano perfurado?

O primeiro sintoma quando o tímpano é perfurado é uma diminuição auditiva, com a percepção de abafamento do som. Esse sintoma pode não ser permanente, pois o tecido fino da membrana tende a cicatrizar.

Quando o problema não é tratado e nem se regenera sozinho, pode se agravar para uma perda auditiva permanente e até mesmo surdez em casos mais graves.

Como saber que meu tímpano está perfurado?

Além de uma diminuição da capacidade auditiva, outros sintomas de um tímpano perfurado são dor intensa e repentina; zumbidos, principalmente ao tocar na orelha; coceira frequente no ouvido; febre; vertigens, desequilíbrios e tonturas; secreção amarela e sangramentos no ouvido, sinais claros de algum tipo de infecção.

Não é preciso o aparecimento de todos os sintomas, pois um apenas já é suficiente para se buscar um otorrinolaringologista e fazer uma avaliação. Lembre-se sempre de que quanto antes tratar um tímpano perfurado, melhor.

Mas e como isso aconteceu?

As causas para perfurar o tímpano são inúmeras, vão desde a colocação de objetos no ouvido – hábito comum em crianças -, ou mesmo o uso constante de hastes flexíveis para limpeza, a viagens de avião ou mergulho em grandes profundidades.

Como assim, quer dizer que sempre que viajar de avião posso ter o tímpano perfurado? Na verdade, depende de como o processo de pressão atmosférica é realizado.

Quando se muda de pressão repentinamente, o ar que fica na orelha média sofre com a variação, por isso a sensação de entupimento. Se a pressão for severa, o rompimento do tímpano pode acontecer. Essa causa é chamada de barotrauma e é menos comum que as demais.

Além dos motivos já citados, há ainda a otite, uma inflamação proveniente de alergias, infecção por vírus, bactérias ou fungos; os traumas acústicos, como som alto ou explosões; traumas e fraturas cranianos.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de tímpano perfurado é feito pelo médico otorrinolaringologista, por meio de análise clínica e exames complementares. As formas de tratamento podem variar de acordo com o diagnóstico, pois em algumas situações a regeneração acontece naturalmente, em cerca de semanas.

Para tal, é preciso apenas acompanhar o processo de cicatrização, evitar a entrada de água no ouvido e ações como assoar o nariz, o que aumenta a pressão interna. É importante manter o ouvido o mais seco possível.

Pode ser recomendado também o uso de medicamentos antibióticos, para tratar infecção, ou anti-inflamatórios e analgésicos, para alívio das dores e desconfortos.

Existe ainda a possibilidade de cirurgia para reconstituição do tímpano perfurado, normalmente indicada para perfurações mais graves, como em acidentes ou em traumatismos. A timpanoplastia, como é chamada, é feita por meio de um enxerto de pele retirada do próprio paciente. O procedimento é simples e exige repouso de 15 dias após a realização para recuperação total.

Como evitar ter o tímpano perfurado?

Para impedir um tímpano perfurado, é recomendado manter as visitas ao otorrino em dia para check-up, tratar infecções e inflamações de forma rápida e evitar colocar objetos no ouvido, mesmo que para realizar a higienização. Utilizar proteção adequada quando for à piscina ou mergulhar também é uma forma de prevenção eficiente.

Ter um tímpano perfurado não é tão difícil quanto parece, certo? Por isso, cuide e preserve os seus ouvidos e sua audição! 

 

Teste por 7 Dias o Aparelho Auditivo

Na Audiomax PRO você consegue testar o aparelho auditivo gratuitamente. Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato